3.1.08

Vestígios portugueses em Goa?


Para quem não sabe, ou não se lembra, Goa é um pequeno estado na Índia que esteve na mão dos portugueses durante 450 anos e só foi liberada em 1961. Não faz tanto tempo assim, não?

Pois além das igrejas, capelas católicas espalhadas por todos os cantos e alguns sobrenomes, como Vaz, Pereira, que se vê anunciando o dono de certo local ou restaurante, pouco sobrou dos portugueses (leia mais aqui).

Só uma pessoa notou que eu falava português e me disse que só os velhos sabem essa língua.

Só mesmo prestando atenção é que se percebe a influência portuguesa: no trabalho da madeira (utilizado para adornar as igrejas e hoje usado para fabricação de móveis), na arquitetura das casas coloniais, no fato de se encontrar castanha-de-cajú em Goa, que foi trazida do Brasil pelos portugueses...

Mas a paisagem, o pequeno comércio, me lembrou muito mais a minha infância, quando ia ao litoral norte de São Paulo à 20 anos atrás.

Além disso, um dos pratos característicos da região, o peixe ao curry, me lembrou a peixada brasileira, já que ambos pratos usam leite de côco.

1 comment:

Anonymous said...

Lu!

Adorei encontrar o seu blog!
Depois das agendas do colegial, eh muito bom voltar a ler o que vc escreve!!!

Gostei do que vc escreveu sobre Goa. Quando me mudei para ca, conheci uma pessoa de Goa, com o sobrenome Souza. Foi assim que fiquei sabendo deste pedacinho da historia, mas sem muitos outros detalhes. Foi saber sobre suas impressoes!

Beijinhos,

Steph